Vista da frente de um Lexus UX300e 100% Elétrico Vista da frente de um Lexus UX300e 100% Elétrico

Lexus 100% elétrico

Impacto Ambiental

A Lexus tem vindo a tomar medidas de redução do impacto ambiental muito antes de a Legislação Europeia assim o exigir. Reduzimos ou eliminámos a utilização de metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, que podem provocar danos ambientais de longo prazo, se não forem eliminados corretamente. Evitamos, também, a utilização de solventes e tintas que contenham substâncias nocivas.

Acreditamos que a sustentabilidade ambiental é o maior desafio com que o setor automóvel e a nossa sociedade se deparam neste século. A nossa resposta afeta tanto os nossos produtos, como todas as nossas áreas de atividade e todas as pessoas envolvidas. Assim, mesmo as peças menos visíveis de um Lexus são concebidas com base na utilização de materiais com elevado nível de recuperação e fáceis de reciclar no final da sua vida útil.

Um dos nossos exemplos são as armações das portas dos automóveis, que são agora fabricadas com fibras do tronco de kenaf. Este absorve entre duas a cinco vezes mais CO2 do que outras plantas, sendo assim substituídas as aparas de madeira utilizadas anteriormente.
Isto resulta, ainda, em armações de portas mais leves, com melhor insonorização e com material que não contribui para a desflorestação.

A Lexus considera também, cuidadosamente, a segurança do meio ambiente, apresentando um esquema de devolução de baterias para garantir que estas são tratadas com segurança e responsabilidade. Atualmente, estamos a recuperar mais de 90% das nossas baterias na Europa através da nossa rede de revendedores, sendo que o nosso objetivo é alcançar uma taxa de devolução de 100% em todas as nossas operações. No final da sua vida útil no veículo, a bateria deve ser descartada:
• Aplicando-o a um uso secundário (por exemplo, como fonte de energia de backup noutro aplicativo que use baterias).
• Reutilizando os materiais e componentes que têm valor e descartando o resto.

Conheça a nossa missão ambiental

O que é Emissão Zero?

O Grupo Toyota, do qual a Lexus faz parte, tem vindo a reduzir as emissões dos veículos de combustão interna já há muito tempo. Assumimos um papel de liderança na eletrificação e começámos a produzir híbridos há mais de 20 anos. O nosso compromisso está claramente estabelecido no nosso Desafio Ambiental 2050, anunciado em 2015. Este compreende seis objetivos separados que abrangem todos os aspetos do Grupo, o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias e, ainda, o papel deste Desafio Ambiental 2050 como um facilitador para pessoas e comunidades - não só para aprenderem, mas também para melhorarem o contexto e o ambiente natural à sua volta:
Novas viaturas com zero emissões de CO2
1 - Novas viaturas com Zero Emissões
Este desafio pressupõe a redução das emissões de CO2 das viaturas Toyota em 90% até 2050, comparando com os níveis registados em 2010.
Zero Emissões de CO2 nas fábricas
2 - Ciclo de Vida do Produto com Zero Emissões
Este desafio compreende a eliminação de emissões de CO2 em toda a produção e condução de viaturas Toyota.
Zero Emissões de CO2 nas fábricas
3 - Zero Emissões de CO2 nas fábricas
Não é apenas na condução que as viaturas produzem emissões de CO2, as emissões também são geradas durante o processo de produção nas Fábricas.
Minimizar e Otimizar a utilização de Água
4 - Minimizar e Otimizar a utilização de Água
É vital e importante conservar as fontes de água a nível global, reduzindo a quantidade de utilização para fazer produtos, e reciclar e reutilizar o máximo possível.
Estabelecer um Sistema de Reciclagem
5 - Estabelecer um Sistema de Reciclagem
Com o aumento da população, a vida económica e entre outros fatores, os desperdícios são cada vez maiores e o peso para o nosso planeta também.
Estabelecer uma Sociedade Futura em harmonia com a Natureza
6 - Estabelecer uma Sociedade Futura em harmonia com a Natureza
Para coexistirmos com a Natureza precisamos de conservar as florestas e outros ecossistemas vitais para todos.

O Lexus UX 300e foi criado para atender às necessidades de uma sociedade com uma procura crescente por veículos de Emissão Zero. Ao combinar a fiabilidade incomparável Lexus e a experiência da tecnologia eletrificada dos híbridos Lexus, projetámos um automóvel que mantém todas as características da Lexus, contribuindo para a redução das emissões de gases nocivos globais. Assim, o UX 300e torna-se a escolha ideal para quem procura um veículo primorosamente trabalhado, fiável, amigo do ambiente e com o qual o condutor se sinta envolvido.

Autonomia

A Lexus tem mais de 20 anos de experiência com baterias devido ao uso da tecnologia eletrificada dos veículos Lexus. Assim, todo este conhecimento foi usado para desenvolver a bateria de iões de lítio de grande capacidade do UX 300e, que disponibiliza uma Garantia da Bateria Elétrica de 10 anos, para maior tranquilidade do cliente.

A bateria de 355 volts é composta por 288 células, oferecendo uma capacidade de 54,3 kWh e proporcionando uma autonomia de 300 km (ciclo WLTP estimado) ou de 400 km (ciclo NEDC estimado).

Foi alcançada uma maior densidade energética graças ao uso das novas células de iões de lítio, cada uma das quais é monitorizada por um sensor de voltagem para aumentar a capacidade útil máxima de cada célula. O que significa que, a bateria pode oferecer uma excelente autonomia em conjunto com alta fiabilidade.

A Lexus realizou um estudo global em que os condutores percorrem, em média, 46 km diariamente. Assim, o UX 300e foi concebido para poder ser utilizado durante 4 a 5 dias, sem necessitar de qualquer carregamento. (Fonte: NCBS FY19, MM5)


Pontos de carregamento

Carregamento Público


O UX 300e tem três possibilidades de carregamento público:

Carregamento AC ou Corrente Alternada

1 - Tomada tradicional: Este tipo de carregamento é lento. Utiliza o cabo que o modelo EV traz consigo e, quando conectado à tomada doméstica, apresenta uma velocidade de carregamento de 13 km/h, ou seja, carrega cerca de 100 km em 8 horas de carregamento. Assim, o tempo total até aos 100% de bateria é de 23 horas.

2 - Wall Box: Este tipo de carregamento é mais rápido e mais conveniente. Utiliza a tomada e o cabo da Wall Box e apresenta uma velocidade de carregamento 37 km/h, ou seja, a bateria demora cerca de 8 horas desde até aos 100%

Carregamento DC ou Corrente Contínua

3 - Carregador rápido: Este tipo de carregamento é muito rápido e está disponível em locais de carregamento público. Assim, num carregamento rápido DC, a bateria do UX 300e pode ser carregada, no máximo, até 75% em apenas 50 minutos. A velocidade de carregamento é de 277 km/h.

Mapa de carregamentos público Mapa de carregamentos público

Carregamento Doméstico

Em casa, o UX 300e tem duas possibilidades de carregamento, ambas através da Corrente Alternada (AC). Ou seja, com tomada tradicional e wall box.